Na atividade dessa terça-feira (23 de setembro de 2014) na modalidade de Orientação de Estudo e Leitura, a monitora realizou aulas de matemática e português, para a turma dos alunos do 1º ano do ensino fundamental inicial.
No primeiro momento da aula de matemática, foi passado aos alunos, iniciando essa através do jogo da Amarelinha de números com o objetivo trabalhar a ordenação numérica, bem como a escrita dos números, de uma forma lúdica, através da brincadeira popular muito conhecida: Amarelinha. Como no jogo tradicional, as crianças tinham que joga o marcador e ir pulado em casa em casa, mais seguindo os números na ordem correta.
Assim, usamos o Jogo como uma metodologia lúdica, de modo que deve ser usada para estimular à intelectualidade dos alunos. Ajuda na estruturação da relação de grupo com o professor, se caracterizando como uma atividade que os deixe mais descontraídos, podendo tornar o conteúdo menos complicado para a compreensão dos alunos, seguindo os princípios do Programa de aulas que sai do tradicionalismo.
Braga, Araújo, Vargas e Lemes relata: “Considera-se que o jogo, em seu aspecto pedagógico, se apresenta produtivo ao professor que busca nele um aspecto instrumentador, e, portanto, facilitador da aprendizagem muitas vezes de difícil assimilação, e também produtivo ao aluno, que desenvolveria sua capacidade de pensar, refletir, analisar, compreender, levantar hipóteses, testá-las e avaliá-las com autonomia e cooperação. ” (2007, p. 5)
Para finalizar a aula de Matemática a professora passou uma atividade, onde os discentes precisava somar os número de objetos, desenhados na folha entregue pela professora.
Na aula de Português, a professora passou uma metodologia que aplicava aos alunos associar desenhos dos objetos com os nomes deles, assim incentiva a aprendizagem de escrita e leitura das crianças.
Fonte: BRAGA, Andréa Jovane; ARAÚJO, Maria Margarete de; VARGAS, Rejane Silva; LEMES, Adriana. Uso dos jogos didáticos em sala de aula. Disponível em: . Acesso em 13 de Maio de 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário