Mais Educação, uma soma ao ensino.

Mais Educação, uma soma ao ensino.

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

UM ESTUDO DE RELIGIÃO, ASSOCIANDO COM O FILME: As Crônicas de Nárnia – O Leão, a Feiticeira e o Guarda -Roupa



    Nessa segunda-feira (20 de outubro de 2014), a aula de Orientação de Estudo e Leitura ministrou uma aula com base no filme “As Crônicas de Nárnia - O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa” em Desenho animado de 1979.

     Essa produção é um desenho animado fundamentado na obra de C.S. Lewis. O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa foi a primeira adaptação feita em 1967. Eram dez episódios de trinta minutos. Em 1979 foi feita uma nova adaptação sendo o desenho animado produzido por Bill Meléndez. Foi o primeiro longa-metragem totalmente animado feito para televisão. Sendo essa passada para os alunos.

      O filme conta a história de Lúcia, Susana, Edmundo e Pedro. Quatro irmãos que vivem na Inglaterra durante a II Guerra Mundial. Eles vivem na casa de um velho professor e costumam brincar de esconder. Numa brincadeira descobrem um guarda-roupa mágico que transporta as pessoas para um outro mundo chamado Nárnia. Este mundo é repleto de seres mitológicos e já foi um lugar pacífico. Infelizmente encontra-se sob a maldição da Feiticeira Branca, chamada Jadis.


     O objetivo da aula, é discutir com os alunos a linguagem da religião retratada no filme. O Personagem Aslam, significar rei, o ser que surgiu na história para salva os habitantes desse país magico, dominado pelo poder da Rainha Jadis. O Leão, Aslam, poderia ser visto como o Deus bom e valente que enfrenta o mal para defender quem tem fé nele.

Essa aula foi ministrada para os alunos do 2º e 3º ano do ensino fundamental Inicial. Atividade realizada, após a discussão sobre o filme, aonde os alunos escreveram o que Deus significava para eles e desenharam um animal representado a figura de Deus. Uma forma de associação, da figura de Divina com um animal, como no filme assistido por eles.

Referencia:



Nenhum comentário:

Postar um comentário