Mais Educação, uma soma ao ensino.

Mais Educação, uma soma ao ensino.

sábado, 22 de novembro de 2014

AULA DE DESENHO: Diferença entre as pessoas


        
           Nesse dia 17 de novembro, véspera do dia da “Consciência Negra”, a monitorar de desenho ministrou uma aula sobre as diferenças do dor de pele das pessoas, aos alunos do primeiro anos do ensino fundamental inicial. A aula tinha como objetivo promover a igualdade e o respeito entre as pessoas.

        No primeiro momento a professorar leu a história “Uma lenda da Criação do Homem” de Ruth Rocha. Que narra que cada povo tem uma lenda sobre a criação, e a lenda contado pelo autor é com base nas histórias indígenas brasileiros. Segundo o texto do mesmo, Deus resolveu fazer o homem, Pensou, pensou e fez três bonecos de barro. Ele achou que os devia cozinha-los como as mulheres da aldeia faziam com os potes de barro. Quando os bonecos secavam, Deus fez o forno. Assim, colocou os três bonecos no forno, mais como estava impaciente, tirou um dos bonecos antes do tempo, e ficou triste o boneco estava cru. Branco, desbotado, pálido, parecia doente. Com o segundo ele teve mais paciência e quando retirou do forno estava como ele queria, bronzeado, moreno, tinha uma linda cor de saúde, estava no ponto. Deus ficou tão feliz que esqueceu do terceiro boneco, quando lembro e o tirou do forno, o boneco estava todo queimado.

         Ela após a conta a história falou, que todos são iguais, que a cor da pele é uma mera diferença, e que todos somos seres humanos, que ser diferente é faz que as pessoas serem únicas.

        Após, os alunos desenharam as diferenças entre os indivíduos. Veja as fotos da atividade:








Um comentário:

  1. Por favor, alguém pode me informar a referência bibliográfica desse livro da Ruth Rocha?

    ResponderExcluir