Nos dias 17 e 18 de novembro de 2014
ocorrerá na Escola Manoel Raimundo, no município de Água Nova – RN, a
realização da Provinha Brasil aos alunos do segundo ano e do ANA aos alunos do
terceiro ano, ambos do ensino fundamental inicial.
Vamos saber um pouco sobre essas duas
avaliações:
Provinha
Brasil
A
Avaliação da Alfabetização Infantil – Provinha Brasil é uma avaliação
diagnóstica que visa investigar o desenvolvimento das habilidades relativas à
alfabetização e ao letramento em Língua Portuguesa e Matemática, desenvolvidas
pelas crianças matriculadas no 2º ano do ensino fundamental das escolas
públicas brasileiras. Aplicada duas vezes ao ano (no início e no final), a
avaliação é dirigida aos alunos que passaram por, pelo menos, um ano escolar
dedicado ao processo de alfabetização. A aplicação em períodos distintos
possibilita a realização de um diagnóstico mais preciso que permite conhecer o
que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de
leitura e de matemática.
Composta pelos testes de Língua
Portuguesa e de Matemática, a Provinha Brasil permite aos professores e
gestores obter mais informações que auxiliem o monitoramento e a avaliação dos
processos de desenvolvimento da alfabetização e do letramento inicial e das
habilidades iniciais em matemática, oferecidos nas escolas públicas
brasileiras, mais especificamente, a aquisição de habilidades de Leitura e de
Matemática.
A Provinha Brasil é elaborada e
distribuída pelo Inep, para todas as secretarias de educação municipais,
estaduais e do Distrito Federal. Assim, todos os anos os alunos da rede pública
de ensino, matriculados no 2º ano do ensino fundamental, têm oportunidade de
participar do ciclo de avaliação da Provinha Brasil. A adesão a essa avaliação
é opcional, e a aplicação fica a critério de cada secretaria de educação das
unidades federadas.
ANA
A avaliação está direcionada para as
unidades escolares e estudantes matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental,
fase final do Ciclo de Alfabetização, e insere-se no contexto de atenção
voltada à alfabetização.
A Avaliação Nacional da
Alfabetização – ANA produzirá indicadores que contribuam para o processo de
alfabetização nas escolas públicas brasileiras. Para tanto, assume-se uma
avaliação para além da aplicação do teste de desempenho ao estudante,
propondo-se, também, uma análise das condições de escolaridade que esse
estudante teve, ou não, para desenvolver esses saberes.
Assim, a estrutura dessa avaliação
envolve o uso de instrumentos variados, cujos objetivos são: aferir o nível de
alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e alfabetização em Matemática
das crianças regularmente matriculadas no 3º ano do ensino fundamental e as
condições de oferta das instituições às quais estão vinculadas.
Conheça mais sobre essas avaliações
acessando:
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