Mais Educação, uma soma ao ensino.

Mais Educação, uma soma ao ensino.

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

AULA SOBRE A “PIRÂMIDE ALIMENTAR”



         A monitora de Orientação de Estudo e Leitura trabalhou com o tema “Pirâmide Alimentar”, com objetivo de mostra aos alunos como inserir a alimentação saudável em sua vida.

         No primeiro momento a professorar mostrou aos discente a pirâmide alimentar. Explicou que essa estrutura dividir os alimentos em seis grupos, e indica a forma correta de se alimentar de forma balanceada. Sendo esses, o grupo de alimentos energéticos: Carboidratos, alimentos ricos em carboidratos, responsável pela principal fonte de energia para o nosso corpo, o ideal que eles sejam consumidos em várias refeições. Exemplo alimentos ricos em carboidratos: Cereais, pães, arroz, macarrão, batata, mandioquinha; - Gorduras – é necessário consumir uma pequena quantidade de gordura, porque as gorduras também fornecem energia para o crescimento e ajudam na formação dos hormônios. As gorduras são alimentos muito calóricos, por isso não devem ser consumida em excesso, porque podem causar obesidade. Exemplo de alimentos ricos em gordura: margarina, manteiga, óleos, açúcar, chocolate. Grupo de alimentos reguladores: Vegetais - eles são responsáveis por fornece fibras, vitaminas e minerais muito importante para a saúde e bom crescimento do nosso corpo, e devem ser consumidos nas principais refeições. Exemplos: alface, cenoura, pepino, brócolis; Frutas – elas também fornecem fibras, vitaminas e minerais, devemos consumir diversas frutas para absorvemos todas as vitaminas que nosso corpo necessita. Exemplos de frutas: maça, laranja, uva, morango, melancia. Grupos dos alimentos construtores: Laticínios – são responsáveis pelo crescimento e boa formação dos ossos. Exemplos: leite, queijo e iogurte; Carnes, ovos e feijão – esse grupo é a maior fonte de proteína na nossa alimentação, muito importante para o crescimento do nosso corpo e devem ser consumidas nas refeições principais.

          Para finalizar, foi passada aos alunos uma atividade onde os alunos deveriam, pinta cada grupo alimentar com uma cor especifica, e identificá-los.

 
Atividade passada aos alunos. Fonte: smartkids


Referencia:





        

Nenhum comentário:

Postar um comentário