Mais Educação, uma soma ao ensino.

Mais Educação, uma soma ao ensino.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

DICA: Vídeos para ministra aulas falando sobre as diferencias entre as pessoas




         Dia 20 de novembro é o dia que se comemorar a “Consciência Negra”. Dia da morte de Zumbi, um guerreiro que lutou pela liberdade e direitos do povo negro no Brasil, foi escolhido em homenagem a ele, para ser o dia da Consciência Negra, para os Afrodescendente não esquecerem da luta dos seus antepassados.

        Os vídeos que serão indicados, poder ser usado, tanto para discutir sobre a descriminação contra os afrodescendentes como também para discutir com os alunos que é normal o diferente. Cada pessoa, é diferente da outra, um é negro, branco, amarelo, alto, magro, gordo, tem meninas que gosta de meninas e vice-versa.

         O primeiro vídeo é o clássico da literatura, “O Patinho Feio”, indico essa versão da Disney, sendo um vídeo de 1939, uma versão a cores realizada por Jack Cutting, do Original escrito em 1843 por Hans Christian Andersen. A história mostra que o patinho é maltratado e abandonado pela família somente por ele ser diferente dos irmãos. Desesperado, ele chora e uma família de cisne o ver e o adota.


      O Segundo o vídeo do episódio “Os Azuis” da Turma da Mônica de Mauricio de Souza, publicado na década de 1970. A menina Mônica, acorda em uma manhã e descobre que todas as pessoas do mundo estão com a pele azulada. A garota, nota que somente ela não é azul, e quando tenta entender o que aconteceu, é hostilizada pelas pessoas, até perceber que está em outra dimensão. Esse vídeo é mais voltado para a discriminação, o racismo e a importância que se dá às aparências.



   Esses dois vídeos, com um bom plano de aula, pode ajudar na discussão sobre as diferencias entre as pessoas. Os alunos precisa compreender, deste novos que todos são diferentes, não precisa gostar de todos, só precisa respeitar as diferenças, seja elas qual for.


Nenhum comentário:

Postar um comentário