Mais Educação, uma soma ao ensino.

Mais Educação, uma soma ao ensino.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

DIA DOS PROFESSORES




Hoje dia 15 de Outubro de 2014 é o dia dos Professores e feriados nos estabelecimentos de ensinos. Essa data comemorativa se deu em virtude de D. Pedro I, no ano de 1827, ter decretado a criação as primeiras escolas primárias do país, que foram chamadas de “Escolas de Primeiras Letras”, através do decreto federal 52.682/63.

As aulas no início eram ministradas de acordo com o sexo dos alunos, sendo que os meninos aprendiam a ler, a escrever, as quatro operações matemáticas e noções de geometria. Para as meninas, as disciplinas eram as mesmas, porém no lugar de geometria entravam as prendas domésticas, como cozinhar, bordar e costurar.

A ideia de fazer do dia um feriado surgiu em São Paulo, com o professor Salomão Becker, que propôs uma reunião com toda a equipe da escola em que trabalhava para que fossem discutidos os problemas da profissão, planejamento das aulas, trocas de experiências etc. A reunião foi um sucesso e por este motivo outras escolas passaram a adotar a data, até que ela se tornou de grande importância para a estrutura escolar do país.

Anos depois a data passou a ser um feriado nacional, dando um dia de descanso a esses profissionais que trabalham de forma dedicada e por amor ao que fazem.

 Referencia: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário