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sábado, 11 de outubro de 2014

Conhecendo o Ciclo da Água



 Nessa quinta-feira (09 de outubro de 2014), a monitora da Modalidade de Pintura, passou aos seus alunos da primeira série do Ensino Fundamental Inicial uma atividade sobre o Ciclo da água. Em primeiro momento a Professora explicou que a água no estado líquido ocupa os oceanos, lagos, rios, açudes etc. De modo contínuo e lentamente, à temperatura ambiente, acontece a evaporação, isto é, a água passa do estado líquido para o gasoso. Quanto maior for a superfície de exposição da água, como nos lagos e oceanos, maior será o nível de evaporação. Quando o vapor de água entra em contato com as camadas mais frias da atmosfera, a água volta ao estado líquido em forma de gotículas de água ou até minúsculos cristais de gelo se co Ao se formar nas nuvens um acúmulo de água muito grande, as gotas tornam-se cada vez maiores, e a água se precipita, isto é, começa a chover. Em regiões muito frias da atmosfera, a água passa do estado gasoso para o estado líquido e, rapidamente, para o sólido, formando a neve ou os granizos (pedacinhos de gelo).

A água da chuva e da neve derretida se infiltra no solo, formando ou renovando os lençóis freáticos, (água debaixo da terra). As águas subterrâneas emergem para a superfície da terra, formando as nascentes dos rios. Assim o nível de água dos lagos, açudes, rios etc. é mantido.

A água do solo é absorvida pelas raízes das plantas. Por meio da transpiração, as plantas eliminam água no estado de vapor para o ambiente, principalmente pelas folhas. E na cadeia alimentar, as plantas, pelos frutos, raízes, sementes e folhas, transferem água para os seus consumidores.

Além do que é ingerido pela alimentação, os animais obtêm água bebendo-a diretamente. Devolvem a água para o ambiente pela transpiração, pela respiração e pela eliminação de urina e fezes. Essa água evapora e retorna à atmosfera. No nosso planeta, o ciclo de água é permanente.

                            

 Em seguida, os discentes, individualmente desenharam o ciclo da agua, logo após, se dividiram em dois grupos e reproduziram as nuvens em cartolinas utilizando lápis de gera e pintando com tinta, utilizado as mãos para faze a base do desenho.
















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