Mais Educação, uma soma ao ensino.

Mais Educação, uma soma ao ensino.

sábado, 27 de setembro de 2014

AULA DE ESPORTE E LAZER: treinando saques



Nessa semana, as atividades da Modalidade de Esporte e Lazer começou a treinar os alunos em uma nova pratica de esporte, o Voleibol. O monitor dividiu a turma em dois times e treinaram os saques de cada aluno, mais antes realizou uma pequena explanação sobre o esporte com seus discentes.








Um pouco sobre a história e as regras do voleibol.

O Voleibol é um esporte realizado em quadra com duas equipes separadas por uma rede, e seu objetivo é colocar a bola no chão da equipe adversária. Para isso, seus jogadores usam as mãos.  

Foi criado em um clube nos Estados Unidos por William George Morgan. Onde ele mesclou nessa modalidade esportiva, elementos do tênis com algumas coisinhas do basquete, que resultou no voleibol.

As regras oficiais de desse esporte hoje definem que cada equipe deve ser composta por seis jogadores em cada time. Um time inicia a partida sacando e ao adversário é permitido que dê três toques na bola antes de devolvê-la. Ganha o jogo quem ganhar primeiros três sets, com 25 pontos cada um. A bola é feita em couro e apresenta massa aproximada de 270 gramas. O objetivo do voleibol é impedir que a bola encoste no chão de sua parte da quadra, por isso é necessário rebatê-la usando o corpo, principalmente os membros superiores. Para isto, as habilidades fundamentais utilizadas nesse esporte são: saltar, correr, lançar e rebater. Ou seja: para chegar à bola é preciso correr; para cortar a bola durante um ataque é preciso saltar; para colocar a bola em jogo (sacar) é preciso lançar; e para devolver a bola à quadra adversária é preciso rebater.

Referencia:

http://www.brasilescola.com/educacao-fisica/voleibol.htm

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Conhecendo Arte de Romero Britto



Na atividade da modalidade de desenho dessa quarta-feira (24 de setembro de 2014), foi ministrada apresentando aos alunos a arte contemporânea do artista Romero Britto. No primeiro momento a monitoras apresentou a turma a biografia do artista e falou sobre sua obra, que contém cores vibrantes e composições ousadas, onde o artista criar belos temas com elementos compostos do cubismo. Suas obras seguem referência do estilo cubista, representando as formas da natureza por meio de figuras geométricas.

Após a explicação sobre as obras do artista, foi escolhida quatro obras de Romero Britto para os alunos reproduzirem. E assim, com a prática, os discente poderiam se familiarizar com a arte desse grande artista Brasileiro.

As Obras de Romero Brito escolhida para a reprodução em classe

Obras Expostas no Quadro Branco para os alunos reproduzirem 

A Reproduzução das Obras de Romero Britto pelos discentes












Biografia do Romero Brito:
Romero Britto (1963) é um famoso pintor e artista plástico brasileiro. Radicado em Miami, nos EUA, ficou conhecido pelo seu estilo alegre e colorido, por apresentar uma arte pop, despojada da estética clássica e tradicional. É considerado um dos artistas mais prestigiados pelas celebridades americanas e o pintor brasileiro mais bem sucedido fora do Brasil.
Romero Britto nasceu no Recife, no dia 6 de outubro de 1963. Começou seu interesse pelas artes na infância, quando usava sucatas, papelões e jornais para exercitar a sua criatividade. Eram tempos de pobreza e muitas limitações na cidade do Recife. Romero Britto também começou nessa época a usar a grafitagem, o que foi de grande influência em seu trabalho.
Iniciou o curso de Direito na Universidade Católica de Pernambuco, mas depois viajou aos Estados Unidos e lá estabeleceu-se como artista de sucesso até hoje.
É muito influenciado pela estética cubista, e tem Picasso como um grande mestre. Seu estilo vibrante e alegre, com cores fortes e impactantes fez com que sua obra tivesse forte ligação com a publicidade. O artista já mostrou o seu talento pintando para uma campanha publicitária da marca de vodca sueca Absolut, para as latas de refrigerante da Pepsi Cola, e redesenhou personagens de Walt Disney.
Suas pinturas estão presentes em importantes aeroportos do mundo inteiro, como os de Washington DC, Nova York e Miami. Vale citar outros locais onde se pode ver e apreciar as suas obras: Montreux Jazz Raffles le Montreux Palace Hotel e Azul Basel Children’s Hospital, ambos na Suíça, e o Sheba Sheba Medical Center, Tel Aviv, em Israel.
Hoje, o pintor vive em Miami, cidade na qual possui grande identificação. É casado e tem um filho.

Referencia:


quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Estudo de Matemática utilização o “Jogo da Amarelinha” e o desenho de objetos para ajudar na escrita.



    Na atividade dessa terça-feira (23 de setembro de 2014) na modalidade de Orientação de Estudo e Leitura, a monitora realizou aulas de matemática e português, para a turma dos alunos do 1º ano do ensino fundamental inicial.

    No primeiro momento da aula de matemática, foi passado aos alunos, iniciando essa através do jogo da Amarelinha de números com o objetivo trabalhar a ordenação numérica, bem como a escrita dos números, de uma forma lúdica, através da brincadeira popular muito conhecida: Amarelinha. Como no jogo tradicional, as crianças tinham que joga o marcador e ir pulado em casa em casa, mais seguindo os números na ordem correta.




    Assim, usamos o Jogo como uma metodologia lúdica, de modo que deve ser usada para estimular à intelectualidade dos alunos. Ajuda na estruturação da relação de grupo com o professor, se caracterizando como uma atividade que os deixe mais descontraídos, podendo tornar o conteúdo menos complicado para a compreensão dos alunos, seguindo os princípios do Programa de aulas que sai do tradicionalismo.

   Braga, Araújo, Vargas e Lemes relata: “Considera-se que o jogo, em seu aspecto pedagógico, se apresenta produtivo ao professor que busca nele um aspecto instrumentador, e, portanto, facilitador da aprendizagem muitas vezes de difícil assimilação, e também produtivo ao aluno, que desenvolveria sua capacidade de pensar, refletir, analisar, compreender, levantar hipóteses, testá-las e avaliá-las com autonomia e cooperação. ” (2007, p. 5)

    Para finalizar a aula de Matemática a professora passou uma atividade, onde os discentes precisava somar os número de objetos, desenhados na folha entregue pela professora.


     Na aula de Português, a professora passou uma metodologia que aplicava aos alunos associar desenhos dos objetos com os nomes deles, assim incentiva a aprendizagem de escrita e leitura das crianças.









Fonte: BRAGA, Andréa Jovane; ARAÚJO, Maria Margarete de; VARGAS, Rejane Silva; LEMES, Adriana. Uso dos jogos didáticos em sala de aula. Disponível em: . Acesso em 13 de Maio de 2013.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

MANDA CHUVA O FILME: Atividade de Orientação de Estudo e Leitura



    Na modalidade de Orientação de Estudo e Leitura foi trabalhando nessa segunda-feira (22 de setembro de 2014) atividade baseado na exibição do filme “Manda Chuva”, um clássico dos anos 60 adaptado em 2011 pelo cinema. A história da turma do Manda-Chuva foi criada pelos estúdios Hanna-Barbera, uma referência em animação mundial. O desenho animado foi o primeiro a ser exibido em horário nobre nos Estados Unidos, nos anos 60, pela rede ABC. No Brasil, fez grande sucesso nos anos 70. 

   Na metodologia, a atividade tinha como finalidade que os alunos escrevessem os nomes dos principais personagens e para eles descobrissem as palavras ocultas relacionadas ao filme. Veja atividade abaixo:


    Uma dica, usamos esse longa-metragem, para a alfabetização, por ser uma animação que ajuda a conseguir atrair o interesse dos discentes dos primeiros anos do ensino fundamental iniciais. Mais também pode-se trabalhando em outras instâncias do ensino, por exemplo em Geografia, já que o filme retrata a substituição do homem pela máquina, poderia ser usado em atividades nessa disciplina no ensino fundamental 2 ou mesmo no ensino médio, ficar a dica. 

Sinopse do filme:  
"A vida de Manda-Chuva é abalada por uma nova onda de crimes em Nova York. Quem comanda este cenário é um vilão poderoso, que usa recursos tecnológicos para dominar a cidade. O Guarda Belo anda preocupado porque seu chefe está insatisfeito com sua atuação e pede providências urgentes. Manda-Chuva e sua turma estão prontos a ajudar e, claro, também a atrapalhar no meio disso tudo."

Fonte: http://cinema10.com.br/filme/manda-chuva-o-filme-3d


terça-feira, 23 de setembro de 2014

Desenhos em forma geométrica

    


    A modalidade de desenho, ministrou nessa segunda-feira (22 de setembro de 2014) uma atividade sobre desenho em forma geométrica através do uso de EVA.

    Os alunos desenhavam no EVA a forma geométrica e recordavam, após em um papel branco A4 criaram um desenho com essas formas, representando algo que fazem parte de seu cotidiano. Os alunos colaram os recortes no papel criando assim seus desenhos para a aula.

     Essa aula tinha como objetivo mostrar para os alunos as formas geométricas, e que tudo em nossa forma é formada por elas ou por conjuntos delas. Veja os trabalhos dos alunos:







Apreendendo de forma Lúdica

    



    Passamos uma semana optando em exibir filmes e trabalhar com base neles, nas atividades de Orientação de Estudo e Leitura. Nossa metodologia baseava após a exibição do longa, realizar atividades que promove-se a pratica da escrita dos alunos, buscando ensina-los a formar palavras e ensina os que ainda não sabe ler a conectar as silabas.

    No dia 19 de setembro para finalizar a primeira semana de exibição de filmes, exibimos os alunos o filme “Rio”, uma aventura cômica em uma das cidades mais lindas do mundo. Blu é uma ararinha domesticada que nunca aprendeu a voar, e vive pacatamente com sua dona e melhor amiga, Linda, na pequena cidade de Moose Lake, Minnesota. Blu e Linda acreditam que ele seja o último de sua espécie, mas quando descobrem a existência de outra arara que mora no Rio de Janeiro, partem em busca da longínqua e exótica terra para encontrar Jade, a única fêmea da espécie. Pouco depois de sua chegada, Blu e Jade são sequestrados por um grupo de atrapalhados contrabandistas de aves. Com ajuda da astuta Jade e de um grupo de pássaros espertinhos e bons de bico, Blu consegue escapar. Agora, com novos amigos ao seu lado, Blu terá que buscar coragem para aprender a voar, estragar os planos dos sequestradores que estão em sua cola, e regressar com Linda – a melhor amiga que uma ave pode ter.

    Em cada turma exploramos um nível diferente na atividade, sendo essa de acordo da necessidade da aprendizagem da turma a ser trabalhada. 

    Atividade para a turma do primeiro ano do ensino fundamental inicial.




    Atividade do Segundo e Terceiro ano do ensino fundamental inicial.




Fonte:                           http://megafilmeshd.net/rio/
http://educadorarejanecobra.blogspot.com.br/2011/06/atividade-filme-rio.html
http://ideiacriativaensinofundamental1.blogspot.com.br/2012/02/atividade-filme-rio-blue.html


domingo, 21 de setembro de 2014

AULA DA MODALIDADE DE ORIENTAÇÃO DE ESTUDO E LEITURA COM BASE NO FILME: “A Era do Gelo 4”



    Na aula de Orientação de Estudo e Leitura, seguir a mesma linha da Aula de Pintura ao exibir o filme “Era do Gelo 4”, sinopse já foi relatada na postagem anterior (Quiser conferi clique AQUI). 

 A monitora após a exibição do longa-metragem deve uma prevê discussão sobre o filme com a turma (formada por discentes que cursa o segundo e terceiro ano do ensino fundamental inicial), relatando os acontecimentos geológico mencionado de forma lúdica nele. Após, passou uma atividade extraída pelo blog “Educação Pratica”, onde os alunos preenchia uma ficha (veja imagem logo abaixo), onde os alunos deveria escrever o nome do filme, falar quantas letras tinha o nome de umas das espécies mostrada. Essa metodologia tinha como objetivo avaliar a escrita e ajudar os alunos que tem dificuldade de forma as palavras a pôr em pratica o conhecimento de escrita deles. 



Fonte: http://cedectba.blogspot.com.br/

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

AULA DA MODALIDADE DE PINTURA COM BASE NO FILME: A Era do Gelo 4

    


    Utilizando para atividade de pintura o filme “Era do Gelo 4”, um longa que conta a história de forma lúdica a separação da Pangeia, que deu origem aos diversos continentes. No filme, o "culpado" por tal separação das terras é Scrat, que numa nova tentativa de enterrar sua noz, quebra a Terra a tal ponto que cai no seu interior, passando por todas as camadas da crosta terrestre, chegando até o núcleo e provocando grande confusão na vida dos habitantes do planeta.

     O protagonista do filme, Manny (Mamute) vivia pacatamente com sua família e seus amigos, tendo que lidar apenas com as rebeldias e mudanças de humor de sua filha adolescente, Amora. Mas quando a Terra se racha e as placas tectônicas começam a se deslocar, Manny, Diego (Tigre Dente de Sabre), Siid e sua avó (Bicho Preguiça) são separados dos demais. Eles ficam isolados num bloco de gelo e são levados para outra extremidade da Terra por uma correnteza muito forte, enfrentando tempestades, trombas d'água e outros perigos marítimos. 

   Mas Manny promete que fará de tudo para rever sua família que corre um grande risco, afinal, o local em que eles moravam está sendo engolido por uma cadeia de montanhas que se formou.

   A única chance que Manny e seus amigos têm de rever seus familiares é conseguindo um barco para pegar uma corrente marítima contrária que os levarão de volta para seus lares. Mas isso será mais difícil do que eles imaginavam. Eles terão que enfrentar piratas malvados e o canto das sereias maléficas (Sendo essa a sinopse do filme).

   Após a exibição do longa, atividade da modalidade de pintura tinha como passe que os alunos representassem os personagens, com as cores que sua mente os definiram, sem respeitar as cores original. E também para os discentes poderem conhecer algumas espécies da pré-história e sobre a teoria da separação dos continentes.









Fonte: http://www.recantodami.com/2013/02/resenha-filme-era-do-gelo-4.html