Mais Educação, uma soma ao ensino.

Mais Educação, uma soma ao ensino.

domingo, 5 de abril de 2015

DICAS DE VIDEOS OU MUSICAS PARA AULAS: O Filme “ As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda - Rouba"



Uma boa dica de filme para falar sobre fé, de forma lúdica, sem mostra uma história bíblica ou de demais religião é o filme “As Crônicas de Nárnia”, no caso indicamos a com o subtema: “O Leão, a Feiticeira e o Guarda – Rouba. Embora, todos os filmes até agora produzido sobre as Crônicas de Nárnia, adaptação do livro hormônio de Clive Staples Lewis, falar de fé e superação. Um filme de 2hs e 23min, produzido pela Disney, ou utiliza animação em forma de longa metragem produzida 1979 uma adaptação de Bill Meléndez, com 1h e 34 min de duração. (Veja mais detalhes dessa produção aqui)

Abaixo os dois filmes, na ordem citada pelo texto da introdução:




Sinopse:

Lúcia (Georgie Henley), Susana (Anna Popplewell), Edmundo (Skandar Keynes) e Pedro (William Moseley) são quatro irmãos que vivem na Inglaterra, em plena 2ª Guerra Mundial. Eles vivem na propriedade rural de um professor misterioso, onde costumam brincar de esconde-esconde. Em uma de suas brincadeiras eles descobrem um guarda-roupa mágico, que leva quem o atravessa ao mundo mágico de Nárnia. Este novo mundo é habitado por seres estranhos, como centauros e gigantes, que já foi pacífico mas hoje vive sob a maldição da Feiticeira Branca, Jadis (Tilda Swinton), que fez com que o local sempre estivesse em um pesado inverno. Sob a orientação do leão Aslam, que governa Nárnia, as crianças decidem ajudar na luta para libertar este mundo do domínio de Jadis.

Tema que pode ser trabalhando em sala:

Como já citamos na introdução, pode ser trabalhado sobre a ótica da religião. O personagem de Aslam simboliza o deus que se sacrifica pelos oprimidos e retornou para salva seu povo e a rainha branca como o mal que oprime os seres de Nárnia. Algumas semelhanças com a história de Cristo seria um fato que poderia ser discutido na classe com os alunos.

Referencia:





Nenhum comentário:

Postar um comentário